Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Encontro Técnico Nacional discute Copa de 2014

11/09/2012


As atenções sobre o andamento das obras da Copa do Mundo de futebol no Brasil estão voltadas para a capital mineira nesta segunda (10) e terça-feira (11). O Encontro Técnico Nacional: Os Desafios do Controle em rede e os riscos na Copa do Mundo de 2014, idealizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Geras (TCEMG), tem como principal objetivo promover a troca de experiências e o intercâmbio de informações entre os tribunais de contas dos estados e dos municípios onde serão realizados os jogos do mundial, do Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União.

Na abertura, o Presidente do TCEMG, Conselheiro Wanderley Ávila, destacou o papel de fiscalização que os órgãos de controle devem exercer para evitar gastos desnecessários com as obras da Copa do Mundo de 2014. “Os recursos públicos estarão sendo utilizados nos três níveis da Federação e nesse cenário, os tribunais de contas serão protagonistas no controle e na fiscalização dos gastos do erário público”, afirmou.

Para o Relator das Obras da Copa, Ministro do TCU, Valmir Campelo, “o trabalho até agora empreendido é frutífero. As fiscalizações diretamente efetuadas pelo TCU já colaboraram para uma economia aos cofres públicos superior a 600 milhões de reais”. Campelo também ressaltou o caráter pedagógico que também é adotado pelo TCU. “A contribuição do Tribunal não se mede apenas em cifras economizadas. São de incomensurável valor as orientações, recomendações, e alertas diuturnamente expedidos aos diversos órgãos executivos responsáveis pelas iniciativas voltadas para a tempestiva organização do Mundial”, completou o Ministro.

Além do Presidente Wanderley Ávila e do Ministro Valmir Campelo, compuseram a mesa de honra do encontro, o Ministro Substituto do TCU, Marcos Bemquerer; o Secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Fuad Noman; o Secretário de Estado Adjunto da Casa Civil e de Relações Institucionais, Flavio Henrique Unes; o Chefe da Controladoria Regional da União em Minas Gerais, Luiz Alberto Sanabio; a Secretária de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia do TCE/MT, Narda Consuelo Vitório; e o Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Severiano Costandrade.

O evento está sendo realizado pelo TCEMG com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU), da Associação Civil de Estudos e Pesquisas dos Tribunais de Contas (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), da Associação dos Auditores dos Tribunais de Contas (Audicon), da Escola de Administração Fazendária (Esaf) e da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo.

Programação

Nos dois dias do evento estão sendo realizadas oficinas coordenadas por técnicos do TCEMG, do Tribunal de Contas da União e da Controladoria Geral da União com a participação de servidores dos Tribunais de Contas de Minas Gerais, Amazonas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e demais Estados e órgãos federais envolvidos com o controle das contas públicas.

As oficinas programadas abordam os temas “superfaturamento e overlay” coordenada por André Baeta, Diretor da Secretaria da Fiscalização de Obras do Tribunal de Contas da União; “atuação prévia em processos licitatórios”, coordenada por Carlos Pinheiro Torggler e Mauro Biancamano Guimarães, analistas de finanças e controle da Controladoria Geral da União e o tema “administração do contrato – atuação concomitante”, coordenada por André Mendes, Secretário de Fiscalização de Obras.

Simultaneamente às oficinas temáticas, acontecem também o “Encontro Temático de Parcerias Público-Privadas (PPP) nos estádios”, coordenado por Maria Aparecida Aiko Ikemura do TCEMG; Rafael Jardim, Assessor do Ministro Valmir Campelo do Tribunal de Contas da União e Adalberto Santos de Vasconcelos, Secretário de Fiscalização e Desestatização de Obras, também do Tribunal de Contas da União.