Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Ação do TCEMG em Educação inspira Ministério Público de Contas do Piauí

17/04/2018

Umei Acidália Lott, em Belo Horizonte (Foto: Karina Camargos Coutinho)O procurador do Ministério Público de Contas do Piauí (MPCPI), Márcio Vasconcelos, se interessou pela ação que o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) vem desenvolvendo em relação ao envio de dados sobre educação pública ao Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Estado do Piauí tomou conhecimento do trabalho do TCE mineiro por meio da última edição da Revista Contas de Minas (nº 32) que trouxe como reportagem de capa a matéria sobre a virada dos números das entregas dos dados ao FNDE. 

Desde o início do ano, o TCEMG vem trabalhando na divulgação dos nomes dos municípios que não entregaram as remessas de dados ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). Esta entrega de dados é importante para que a sociedade possa acompanhar o nível de investimento público em educação nas cidades, fortalecendo, assim, o controle social e contribuindo para a melhoria das politicas públicas na esfera educacional.

Para se ter uma ideia, no dia 7 de fevereiro ( data em que o TCE publicou terceira matéria sobre o assunto) o número de não entrega era de 532 municípios, ou seja 62% do total. No dia 14 de março, a realidade já era bem diferente: o número já havia abaixado para 114 cidades, apenas 13% do total das cidades. Ao todo, o TCEMG já publicou sete matérias exclusivas sobre o tema, sendo uma delas reportagem.

São elas:

Menos de 8% dos municípios mineiros não entregaram dados da Educação ao FNDE

Agora é minoria: pouco mais de 100 municípios ainda não regularizaram situação para receber recursos de convênios na educação

Números de entrega de dados ao FNDE cresceram, quase 90% dos municípios mineiros regularizaram sua situação

Mesmo com o risco de não receber recursos federais, 39 municípios mineiros ainda não enviaram nenhum dado ao FNDE

Municípios mineiros na corrida para a entrega das informações ao FNDE

Recursos de convênios podem ser bloqueados em 643 municípios mineiros que não enviaram dados ao FNDE

Falta de preenchimento de dados no sistema do FNDE compromete repasse de verbas federais à Educação

Recomendação do Pleno

O MPC do Piauí quer se inteirar sobre a Recomendação que o presidente do TCE mineiro apresentou em sessão plenária do dia 10 de maio de 2017 e que foi aprovada por unanimidade na ocasião. Eles querem fazer um trabalho similar neste sentido. Na Recomendação, os prefeitos e o governo do Estado são orientados a “realizarem o preenchimento completo e atualizado do Siope, nos termos da Portaria nº 844/2008 do Ministério da Educação, sendo condição para a celebração de convênios e termos de cooperação com o referido Ministério ou com órgãos da Administração Indireta a ele vinculados”.


Redação e foto: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação