Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidência apresenta resultados da gestão 2017/2018

13/02/2019

foto: Fred La Rocca

Na manhã de hoje (13/2/2019), a Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) apresentou os resultados do trabalho realizado no biênio 2017/2018. O diretor de Gestão Estratégica e Inovação, Alexandre Lima; o diretor-geral do TCEMG, Henrique Kleinsorge; a coordenadora do Escritório de Gestão por Processos, Flávia Teixeira; e o diretor de Comunicação Social, Luiz Cláudio Diniz Mendes, apresentaram os relatórios de conclusão. O presidente do TCEMG, conselheiro Cláudio Terrão, se propôs a responder e a dialogar com os servidores sobre o saldo da sua gestão. “Quero responder às indagações de vocês sobre o que foi feito e o que não foi feito para que possamos superar aquilo que não foi implantado e melhorar para a próxima gestão”, disse Cláudio Terrão. O conselheiro corregedor José Alves Viana, o conselheiro substituto Victor Meyer e a procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPCMG), Cristina Melo, estavam presentes no evento. Clique aqui e leia o relatório de resultados da gestão.

Terrão respondeu às dúvidas e ouviu depoimentos positivos em relação à “abertura” que ele deu para a área técnica realizar o seu trabalho e apresentar novos projetos. O presidente também esclareceu que a realização do último concurso público para analistas teve o objetivo de suprir um déficit de pessoal que o Tribunal tinha desde 2007, data da última seleção de servidores. Ele explicou que, à época do planejamento do concurso, foi realizado um estudo orçamentário que apontou um quadro de 292 servidores que poderiam ser chamados a trabalhar no Tribunal. Porém, de acordo com ele, com a aprovação do aumento do teto constitucional pelo Congresso, em 7 de novembro de 2018, esse número de servidores caiu devido ao novo montante de recursos que o Tribunal deveria dispender para atender a essa modificação (33 milhões de reais). Com isso, segundo ele, novo estudo foi realizado e identificado que o TCE poderia convocar outros 91 servidores, além dos 39 previstos nas vagas do edital.

Agradecimento

O presidente Cláudio Terrão agradeceu aos servidores pela energia empenhada e o esforço de cada um em sua gestão. Ele também elogiou os gestores pelos projetos e pelo trabalho em equipe. “Vocês mudaram para melhor. A energia aplicada nos projetos é perceptível. Esse aprendizado do trabalho em equipe é muito valioso para mim”, frisou.

A priorização da função educação, a intensificação das ações de transparência, a inovação das atividades de controle externo, o fortalecimento da gestão de pessoas e a revitalização da área-meio foram os carros-chefes da gestão do presidente Cláudio Terrão.

O diretor de Gestão Estratégica e Inovação, Alexandre Lima, ressaltou que pela primeira vez o TCE teve um Plano de Gestão, “publicado no Diário Oficial de Contas (DOC) inclusive”, e uma diretoria exclusiva para o planejamento estratégico foi criada. “Não consigo nem comparar o Tribunal que eu conheci há vinte anos com o de hoje”, enfatizou.

Educação

Coube ao diretor-geral, Henrique Kleinsorge, a tarefa de “apresentar em vinte minutos o que o Tribunal fez em dois anos”, como ele mesmo brincou. Kleinsorge destacou o Programa Na Ponta do Lápis e seu exemplo espalhado pelo Brasil inteiro, com o desenvolvimento do aplicativo que já foi adotado por alguns órgãos de controle. Ele também destacou o portal TC Educa, que permite aos tribunais de contas verificar se as ações previstas nos planos de educação estão sendo atendidas pelos gestores públicos. A ferramenta é mantida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do TCE mineiro.

Henrique também lembrou a participação de quase 4,5 mil pessoas nos encontros técnicos realizados pelo TCE que envolveram o tema da educação; e a realização do Projeto Conhecer, que levou o Tribunal para o público externo. Ele também falou do pioneirismo do TCE mineiro ao realizar o primeiro Simpósio Nacional de Educação (Sined) e o Encontro Mineiro de Conselheiros de Educação, além das diversas auditorias realizadas na área educacional.

Transparência

O Portal de Transparência do TCE e o Fiscalizando com o TCE foram reformulados e ganharam uma interface mais amigável, de acordo com o diretor-geral. Para ele, o Portal Dados abertos também representou um avanço ao disponibilizar informações abertas a qualquer usuário de internet, “fortalecendo o controle social”.

O desenvolvimento do Portal Cadastro de Agentes Públicos do Estado e dos Municípios de Minas Gerais (CAPMG) conferiu mais transparência ao disponibilizar a remuneração dos agentes públicos de Minas, afirmou Kleinsorge. Ele também citou o Portal Banco de Preços que possibilita a pesquisa de preço de um determinado produto em todo o Estado, reduzindo os custos do erário.

O Espaço do Controle Interno do Jurisdicionado (ECI) também foi lembrado pelo diretor como uma importante ferramenta criada para interação do jurisdicionado com o TCE.

Outras melhorias

A implantação e expansão do teletrabalho (home office) no Tribunal de Contas foi citada como um projeto desenvolvido na área técnica e que o “resultado obtido foi muito bom”, na visão de Kleinsorge. “Iniciamos o home office com 1,5 mil processos e hoje temos apenas 30”, contabilizou. Kleinsorge também falou que o projeto de redimensionamento da força de trabalho e a gestão por competências “irá melhorar a atuação do Tribunal daqui para frente”. A diminuição dos passivos relativos a direitos de servidores e a recomposição das perdas inflacionárias também foram mencionadas como formas de valorizar o servidor da Casa.

O aprimoramento da gestão patrimonial e da segurança da informação, o fortalecimento do controle interno e as melhorias na infraestrutura física e tecnológica foram enumerados como pontos que foram valorizados nessa gestão. Henrique contou que a utilização do Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços (SIAD) e do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) conferiram mais “segurança, confiabilidade, redução de custos e melhoria dos processos” dentro do TCE.

Kleinsorge explicou que houve uma desburocratização da gestão das informações e a identificação, avaliação e registro dos benefícios das ações de controle externo. Ele contou que ocorreu também a orientação e capacitação dos servidores do Tribunal e dos jurisdicionados e citou como exemplos de avanços tecnológicos as ferramentas PCA Eletrônica, LRF Eletrônica e E-Certidão.

Pesquisa de opinião

A coordenadora do Escritório de Gestão por Processos, Flávia Teixeira, apresentou o resultado de uma pesquisa de opinião feita entre o público interno do TCE, que apontou que a palavra mais citada em relação a essa gestão foi “transparência”.

TCE na mídia

O diretor de Comunicação Social do TCEMG, Luiz Cláudio Diniz Mendes, revelou os números do TCEMG na mídia. De acordo com o jornalista, o Tribunal foi citado 751 vezes positivamente em matérias na imprensa. A quantidade de acessos ao portal oficial do TCE também subiu, somando quase 2 milhões acessos. As notícias do TCE, publicadas em seu portal, foram acessadas 463.361 vezes. O diretor de Comunicação explicou que o Tribunal de Contas mineiro virou referência de fonte para a imprensa devido à qualidade das matérias e reportagens produzidas pelo TCE e a relevância do trabalho do órgão para a sociedade. Ele também ressaltou que o material produzido pelo Programa Na Ponta do Lápis foi o "campeão de audiência" do Tribunal de Contas, tendo muita repercussão na imprensa e sendo veiculado em vários programas. O CAPMG e o levantamento das obras paralisadas também foram citados como temas que obtiveram visibilidade na mídia nacional.

Na Ponta do Lápis

A coordenadora e responsável pelo programa Na Ponta do Lápis, Naila Garcia Mourthé, agradeceu ao presidente pela dedicação e pelo “olhar carinhoso” que ele lançou sobre a área da Educação em sua gestão. “A escola nunca foi tão olhada como agora”, disse. Ela também comunicou com satisfação que o Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) irá adotar o Programa Na Ponta do Lápis em sua área de atuação.


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação