Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE mineiro lamenta falecimento do conselheiro Antônio Carlos Flores de Moraes (TCM-RJ)

04/09/2020

Foto disponível no portal do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB)

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Mauri Torres, e demais conselheiros manifestam pesar pelo falecimento do conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ) Antônio Carlos Flores de Moraes. Ele faleceu ontem (3/9/2020) no Rio de Janeiro. O conselheiro ingressou no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro em 1988, onde permaneceu como conselheiro até este ano. De acordo com o portal do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), o corpo será velado no Cemitério da Penitência no Caju (RJ) neste sábado (5/9) de 12h às 14h. Lá será cremado.

Segundo o site do TCM-RJ, o conselheiro estava internado desde maio em decorrência de uma queda na escada de sua residência (em Niterói). Ele nasceu no dia 24 de janeiro de 1947 no Rio de Janeiro e formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Exerceu o cargo de membro do Ministério Público da União (MPU) junto à Justiça do Trabalho (inicialmente, de janeiro de 1974 a março de 1983, na 2ª Região - SP, e, posteriormente, de março de 1983 a dezembro de 1985, na 1ª Região - RJ). Foi nomeado Secretário de Fazenda do Município do Rio de Janeiro, no período de janeiro de 1986 a julho de 1988. O site do TCM também informa que ele era professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), nos cursos de graduação do Departamento de Direito e de pós-graduação do Instituto de Administração e Gerência (IAG). 

O presidente do TCM-RJ, conselheiro Thiers Montebello, registrou pesar pelo falecimento do colega. "Perdemos um dos conselheiros mais dedicados às atribuições de seu cargo dentre os que já passaram pelo TCM. E o perdemos por uma razão tola em sua origem, um tombo em casa, mas com consequências trágicas, o que nos leva a refletir sobre a nossa fragilidade humana. Perdemos um colega de boa convivência, muito discreto e reservado em suas atitudes. Não buscava projeção, mas sempre esteve comprometido com o TCM e com o desempenho de seu papel na judicatura de contas, empregando toda a sua inteligência e cultura jurídica em suas análises e pareceres, prestando grande contribuição ao órgão. Merece destaque uma virtude do colega que acaba de nos deixar: no desempenho de suas funções, sempre se revelou um democrata, ouvindo opiniões diversas das suas, ponderando-as e, muitas vezes, reconsiderando seus pontos de vista", relatou o presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), conselheiro Thiers Montebello, sobre o colega Antônio Carlos Flores de Moraes.

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do conselheiro.


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicação

Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG)