Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Conselheiro do TCEMG participa do I Fórum Internacional de Auditoria no Setor Público

28/06/2021

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TECMG), Sebastião Helvecio, participou como mediador do Painel 4 (África) no I Fórum Internacional de Auditoria do Setor Público, que teve como eixo central de discussões a Fiscalização das ações de combate à Covid-19. Na ocasião, o secretário de Controle Externo, Lívio Fornazieri, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, falou sobre as ações de combate à pandemia na cidade e destacou que “vacina boa é aquela no braço” ele afirmou que apenas a articulação do Controle Externo junto com os gestores é capaz de mitigar os impactos da pandemia.

Sebastião Helvécio disse que o secretário Lívio, é um destes técnicos que conseguem aliar técnica à didática. Afirmou que a pandemia não atingiu a todos de forma igual e, que tratar das sequelas causadas à sociedade, é essencial. Ele destacou que “ agora temos que tratar de como ficam as pessoas”. Sebastião tembém parabenizou o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCERS), que estava completando 86 anos e passou a palavra ao presidente do TCERS, Estilac Rodrigues, que fez o encerramento do painel.

O I Fórum Internacional de Auditoria do Setor Público foi realizado nos dias 24 e 25 de junho de 2021, e teve como eixo central de discussões a Fiscalização das ações de combate à Covid-19. Estiveram presentes especialistas em controle e fiscalização da Argentina, Brasil, Espanha, Moçambique, Paraguai e Portugal, além da African Organization of Supreme Audit Institutions (AFROSAI), da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS), da Organização Europeia de Instituições Regionais de Controle Externo do Setor Público (EURORAI) e da Organização Europeia das Instituições Superiores de Auditoria (EUROSAI).

O evento foi realizado pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), a Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM) e a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (AUDICON).


Alda Clara - Coordenadoria de Jornalismo e Redação