Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Especialistas debatem Planejamento do Controle Interno

12/07/2021

Na manhã dessa sexta-feira, dia 09 de julho, o Tribunal de Contas de Minas realizou, por sistema de videoconferência, o 3º módulo do Projeto Fortalecimento do Controle no apoio à Gestão Pública, com o tema Planejamento do Controle Interno. O projeto é uma parceria do TCEMG como o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública e busca fortalecer o controle interno nos municípios de Minas Gerais por meio da capacitação de seus gestores.

O evento teve como mediador o coordenador da Controladoria Interna do TCEMG, Gustavo Terra Elias, que também atuou como palestrante.  O outro convidado foi o auditor federal da Controladoria Geral da União, Márcio Almeida do Amaral, que coordena o Núcleo de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção na CGU em Minas Gerais.

Para o coordenador Gustavo Terra, o tema é muito importante e oportuno nesse momento em que os prefeitos eleitos ainda estão em seu primeiro ano de gestão. Ressalta que a temática é extremamente próxima da ideia de governança, uma vez que “a governança busca em última instância viabilizar as estruturas, os procedimentos para o aprimoramento dos processos decisórios” a fim de que a missão da administração pública seja alcançada com qualidade, com transparência e responsabilidade.

Gustavo Terra alerta sobre a necessidade de romper com a visão distorcida de que o controle interno é responsabilidade apenas do controlador e de que o papel do controlador é punir. Reforça que a controladoria interna é um sistema, sob a responsabilidade de todas as unidades da instituição; e o controlador é aquele que busca um assessoramento aos gestores, prefeitos e secretários para que as políticas públicas sejam executadas com qualidade e com legalidade; “busca-se a o correto e o bom desempenho da administração pública”, complementa Terra, ressaltando a necessidade de investimentos, de apoio material, para que a Controladoria Interna desempenhe com autonomia a sua missão.

Passos para a boa governança

O professor Márcio do Amaral iniciou sua palestraagradecendo a parceria de longa data entre o Controladoria Geral da União e o TCEMG, tendo ressaltado o relevante papel do TCE de levar conhecimento e informação aos municípios, aos órgãos de controle e aos gestores em Minas Gerais.

Para Amaral o conceito de governança remonta à própria história da evolução humana. Segundo ele, tem-se falado muito, tanto na iniciativa privada quanto no setor público, de gestão de riscos, controle, governança, integridade e compliance e que isso se deve ao processo do desenvolvimento da história humana, em que o homem, em virtude de sua evolução psíquica, intelectual e espiritual, buscou também transformar o mundo à sua volta. Ressalta que “o século XXI é o século da informática, da internet, da inteligência artificial e da biotecnologia”, e que é exatamente nesse cenário dinâmico, em que as organizações precisam se reinventar, que surgiu a palavra governança.

O professor Márcio Almeida do Amaral afirma que a governança traz uma ideia mais integrada do que seja gerenciar; que quando se fala de governança pública há que se pensar na união entre gestão, controle e compliance, e que a sociedade é a grande referência. Cita os pilares e princípios da governança no setor público e explica que a gestão pública é que vai exercer as políticas públicas por meio de controles institucionais e procedimentos, de modo a assegurar que tudo aquilo previsto no planejamento foi alcançado sem desvio de finalidades. “O setor público precisa trabalhar a partir de valores, princípios e diretrizes voltados a garantir que haja integridade na condução dos processos e atingimento dos objetivos”, conclui.

As exposições foram seguidas de um rico  debate, em que gestores da Administração Pública Direta e Indireta, servidores públicos e jurisdicionados em geral, além de apresentarem suas dúvidas, compartilharam suas vivências.

Mais outros dois módulos ainda serão apresentados, um deles na próxima terça-feira, 13 de julho, e o outro no dia 27 de agosto, finalizando esse ciclo de palestras. Para assistir ao terceiro módulo bem como informar-se acerca das próximas palestras basta acessar o site do TCEMG no youtube.

Denise de Paula / Jornalismo e Redação