Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG apresenta parceria com Receita Federal

21/10/2021

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e a Receita Federal lançaram hoje, 21 de outubro, o Projeto Órgãos Públicos. O programa tem o objetivo de instruir os jurisdicionados para prevenir possíveis irregularidades não só em arrecadação de tributos federais, mas também tem um pacote de ações de cooperação em que as prefeituras vão poder ter o auxílio para organizar as administrações tributárias, aumentar a arrecadação entre outros serviços. O presidente do TCE mineiro, conselheiro Mauri Torres, foi representado pelo chefe de gabinete da presidência, Carlos Alberto Pavan.

Pavan lembrou que “apesar das sanções serem uma das ações do Tribunal, multar não é o principal papel”, afirmou que a atual gestão tem investido em ações pedagógicas e destacou o trabalho desenvolvido pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo nos últimos anos, habilitando os jurisdicionados e corpo técnico de órgãos públicos.

O chefe de gabinete destacou o trabalho desenvolvido com o Portal Receitas, ação que é feita desde a primeira gestão do conselheiro Mauri Torres como presidente. “O projeto Receitas foi desenvolvido no sentido de orientar, de se aproximar das unidades de receitas em diversos municípios mineiros. Atualmente, cerca de 700 municípios aderiram ao programa, que tem o intuito de ser apoio ao Tribunal com um olhar mais de perto de todo o processo da receita e da dívida ativa.”

O servidor também recordou o Jogo do Tributo, uma atividade realizada em escolas públicas, com alunos de 5ª à 8ª série, onde os estudantes eram colocados para atuar em diversos papeis que ocorrem em uma cidade, como o prefeito, o vereador, o comerciante, o contribuinte. E ali, com uma brincadeira salutar, os jogadores têm uma perfeita noção da origem do recurso público, que paga a manutenção da escola onde os estudantes frequentam, a energia elétrica das ruas, do asfalto das estradas, leva o saneamento básico até às casas, entre outros serviços.

“Naquele momento o Tribunal está ensinando ao aluno o papel de cidadão, levando a noção de controle social que é extremamente importante”, finalizou Pavan.

Além da fala de Carlos Alberto, a abertura do evento contou com a presença do Superintendente da Receita Federal em Minas Gerais, Mário José Dehon Santiago. “Somente trabalhando em conjunto que nós vamos conseguir cumprir corretamente as nossas missões constitucionais”, afirmou Mario José, expressando a alegria em firmar a parceria com o Tribunal de Contas. O superintendente disse que um dos “princípios de gestão consubstanciado no nosso planejamento estratégico é a cooperação e por isso agradeço ao Tribunal de Contas, pela oportunidade de cumprir nosso planejamento estratégico”. Em seguida, o chefe da Fiscalização Previdenciária na Receita Federal em Minas Gerais, Flávio Frederico Bento Pimentel, proferiu uma palestra sobre o tema. O encontrou aconteceu de forma virtual, pela plataforma Microsoft Teams.

Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação