Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG participa de cerimônia de abertura de Congresso Internacional

10/11/2021

Foto por Elias Félix (Assessoria TCE-PB)

Mesmo com a presença de autoridades de diversos setores públicos nacionais, a abertura do II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas foi marcada pelo reconhecimento ao trabalho realizado à frente de duas das maiores entidades ligadas aos tribunais de contas do país. Na próxima sexta-feira, 12 de novembro, acontecem as eleições que vão escolher os novos dirigentes do Instituto Rui Barbosa e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON). Como forma de agradecimento, os conselheiros Ivan Lelis Bonilha (IRB) e Fábio Nogueira (Atricon) receberam a Medalha de Mérito de Contas Rui Barbosa. O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Sebastião Helvecio, vice-presidente do IRB, foi o responsável por entregar a comenda a Bonilha. A cerimônia aconteceu hoje, 10 de novembro, no Auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, na Paraíba.

Da plateia, os colegas do TCE mineiro, conselheiros Wanderley Ávila, José Alves Viana, Cláudio Terrão e Durval Angelo, os conselheiros substitutos Licurgo Mourão e Telmo Passareli, os procuradores do Ministério Público de Contas Marcílio Barenco, Elke Andrade e Sara Meinberg, o diretor geral Marconi Braga, o chefe de gabinete da presidência Carlos Alberto Pavan, além dos assessores acompanharam a cerimônia.

O anfitrião da manhã, conselheiro Fernando Catão, presidente do Tribunal de Contas da Paraíba comemorou o aniversário de 50 anos da entidade paraibana e garantiu que o evento foi elaborado para unir todas os tribunais de contas. O encontro é resultado da união dos dois maiores eventos destinados ao Controle Externo e tribunais de contas: o VII Congresso Internacional de Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB) e o XXXI Congresso dos Tribunais de Contas da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

Representando o Tribunal de Contas da União, o ministro Benjamin Zymler, lembrou como a pandemia em decorrência ao Covid-19 impactou todos os setores e até os tribunais. Zymler contou que, à frente da relatoria de processos relacionados ao Ministério da Saúde, se viu diante a situações dramáticas, que envolvem toda a sociedade. “Pude acompanhar o trabalho dos TCs e perceber que a Tecnologia da Informação tornou possível trabalhar sem o contato físico. O Controle Externo seria impossível sem TI”, valorizou.

Com o tema “Os Tribunais de Contas e o Mundo em Transformação’’, o evento vai discutir impactos da pandemia e vai promover encontros técnicos e apresentar trabalhos científicos.

Completando a fala do ministro Zymler, o diretor técnico do Sebrae nacional, Bruno Quick, alertou sobre as transformações do mundo e como as inovações tecnológicas trazem agilidade com segurança e afirmou que “a tecnologia ajuda, mas quem faz acontecer são as pessoas”.

O presidente da república Jair Bolsonaro enviou o ministro-chefe da Controladoria-geral da União (CGU), Wagner Rosário, como representante. Rosário ressaltou a importância do tema e relembrou vários fatores que mudaram no mundo com o surgimento da pandemia.

Outras autoridades também participaram do evento: Thiers Montebello, presidente Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom); Fábio Nogueira, presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); Marcos Bemquerer Costa, presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (AUDICON); Joaquim de Castro, presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC); Glauco José Corte, presidente em exercício Sistema Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC); entre outros.

Conselheiro Durval lança livro em CITC

Na parte da tarde, o conselheiro corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais lançou o livro-ensaio “Democracia e Direitos Humanos em tempos de ovos de serpente”, que articula reflexões sobre os direitos humanos no atual contexto do Brasil e aborda, também, os direitos humanos como políticas públicas, na educação e no Estado mineiro. A obra conta ainda com prefácio do ex-presidente do TJMG, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Nelson Missias de Morais, e posfácio do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Vicente Ferreira.

Apesar da cerimônia de abertura ter sido realizada hoje, o evento teve início ontem com encontros como dos Controles Internos dos TCs, da Rede das Escolas de Contas, da Rede de Gestão de Pessoas, do BIBLIOCONTAS, dos Corais dos TCs , o Encontro Nacional das Assessorias de Comunicação, dos Secretários de Controle Externo, das Assessorias Militares dos TCs, entre outras reuniões.

O encerramento vai acontecer na sexta-feira, 12 de novembro. A programação completa pode ser acessada aqui.


Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação