Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG reúne autoridades para debater a importância das Ouvidorias

26/11/2021

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) realizou hoje o webinário "Ouvidoria do TCEMG de mãos dadas com os municípios". O encontro técnico realizado em parceria com a Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo teve o objetivo de aproximar ainda mais os 853 municípios mineiros para troca de conhecimento e experiência sobre o tema das ouvidorias públicas.

O ouvidor do TCE mineiro, conselheiro Wanderley Ávila, lembrou que o evento faz parte das comemorações do décimo aniversário do setor e enalteceu o trabalho realizado por outros ouvidores e coordenadores que passaram por lá, antes dele. Wanderley ressaltou que “ser ouvidor é representar perante o órgão, os interessantes e direitos do cidadão. Muitas vezes não há outro caminho para a defesa desses direitos a não ser a vai conciliadora e agregadora da Ouvidoria. Não é sem motivo que na França, por exemplo, se chama Defensor dos direitos”, disse.

O conselheiro ouvidor ainda contou que “desde a criação, a Ouvidoria muito evoluiu na concretização do idearia de efetivação do direito à informação ao usuário, do serviço público como mecanismo de participação e controle social afim de aprimorar a qualidade do serviço prestado pelo TCEMG. Assim, a ouvidoria constitui relevante canal de comunicação por meio do qual a sociedade pode sugerir, noticiar, reclamar, elogiar e solicitar informações e esclarecimentos a respeito de serviços prestados pelo Tribunal de Contas e os jurisdicionados”, finalizou.

Para falar sobre Ouvidorias como ferramentas de participação social, o TCEMG convidou o servidor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Patrick Severo Machado, ouvidor geral da instituição desde 2017. Patrick falou sobre como as ouvidorias tem tomado um espaço de importância dentro dos órgãos públicos, principalmente por ser um canal de comunicação aberto entre sociedade e poder público. Patrick contou com o cidadão hoje quer participar e se manter informado das ações realizadas pelo Estado e falou sobre a importância da transparência além de publicidade.

Em seguida, a coordenadoria da Secretária da Ouvidoria do Tribunal de Contas de Minas, Renata Machado da Silveira falou sobre os aspectos relevantes da implementação de ouvidorias. Renata deixou claro que não existe um modelo para a criação de uma ouvidoria, mas compartilhou alguns tópicos para orientar os interessados. O primeiro passa é entender a necessidade do local, conhecer a instituição, os usuários e a cidade em que ela vai ser instalada. Definir a estrutura física e formalizar por meio de instrumento legal também são ações que devem ser tomadas. Definir as atribuições é outro ponto importante a ser pensado. Entre outras etapas, a coordenadora também destacou a relevância de determinar prazos.

A última convidada a falar no encontro foi a servidora da Controladoria Geral da União (CGU), Isabella Braun Sander, que atua há sete anos no Núcleo de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção. Isabella apresentou a Rede Nacional de Ouvidorias e o sistema FalaBr, uma plataforma desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU), que permite a qualquer cidadão encaminhar, de forma ágil e com interface fácil de ser usada, pedidos de informações públicas e manifestações, tudo num único ambiente.

Assista ao webinário aqui.

Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação