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Especialistas debatem estratégias para transformar a educação

11/04/2022

O evento foi realizado no auditório Vivaldi Moreira (Foto: Luiz Gustavo Ribeiro)

Logo após a assinatura do Termo de Cooperação firmado entre o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e a Secretaria de Educação de Minas para a implantação do aplicativo na Ponta do Lápis em toda a Rede Estadual de Educação do Estado, especialistas no tema debateram estratégias para transformar a educação no Brasil na manhã de hoje, 11/04/2022, no auditório Vivaldi Moreira do TCEMG, durante o evento Educação em Pauta: Estratégias de Transformação.

O evento foi mediado pelo conselheiro do TCEMG e idealizador do Programa na Ponta do Lápis, Cláudio Terrão, e contou com a presença do vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Espírito Santo (TCE-ES) e presidente do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa, Rodrigo Coelho, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás Fabrício Motta e da presidente do Instituto Articule-se, Alessandra Gotti.

O conselheiro Fabrício Motta abriu o evento com a palestra Monitoramento e Avaliação das Políticas Públicas Educacionais. Segundo o conselheiro é muito importante um olhar amplo sobre o tema e “o monitoramento é uma espécie de acompanhamento cotidiano da execução de uma política pública, servindo como um instrumento de organização de dados e de correção de rotas de pequeno alcance ao longo das diversas fases de uma política pública, como a formulação, tomada de decisão e, principalmente, a implementação.”

Em seguida o vice-presidente do TCE-ES, Rodrigo Coelho, falou sobre a Necessária Definição de Uma Agenda Comum à Educação. O conselheiro Rodrigo enfatizou a importância das escolhas dos gestores para melhorar a qualidade da educação no País e destacou o papel do controle nessas escolhas. Para ele, “muitas vezes os gestores olham o controle com distância, mas esquecem que no conceito de gestão o controle está presente e não haverá gestão se não houver controle”.

A presidente do Instituto Articule-se, Alessandra Gotti, encerrou o evento falando sobre os Gaepes e a experiência do diálogo interinstitucional para uma agenda comum na Educação. Os Gabinetes de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepes) começaram a ser implantados em 2020 com o intuito de dar mais efetividade às políticas públicas da Educação em todo o Brasil. Alessandra ressaltou a necessidade de “fomentar o diálogo e melhorar a articulação entre Poder Público e a sociedade” para que melhores resultados sejam encontrados. 

A presidente do Instituto Articule-se,(Foto: Luiz Gustavo Ribeiro)


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação