Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Seminário que debate o uso da tecnologia e o controle a serviço da cidadania irá homenagear Sebastião Helvecio

19/04/2022

Na quarta-feira, 27/04/2021, no auditório Vivaldi Moreira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), será realizado o seminário O uso da Tecnologia da Informação e o Controle a serviço da Cidadania. O seminário, que está com inscrições abertas,  é uma homenagem ao conselheiro do TCEMG aposentado recentemente, Sebastião Helvecio, e busca refletir sobre a importância das ferramentas de tecnologia da informação para o avanço do Controle Externo e da cidadania. 

A abertura do seminário será às 09h, contará com a presença de grandes nomes da sociedade civil e referências nos órgãos de Controle do Brasil e do exterior como, por exemplo, a do vice-presidente Executivo da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson de Sousa, do presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Carlos Pontes Lima, do presidente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), Joaquim Castro, do presidente do Comitê de Tecnologia da Informação do IRB, conselheiro Carlos Neves, do presidente do TCEMG, Mauri Torres, do conselheiro corregedor do TCEMG, Durval Ângelo, do conselheiro Cláudio Terrão e do homenageado, Sebastião Helvecio.

Logo após, o decano do TCEMG, conselheiro Wanderley Ávila, preside a mesa que abre os trabalhos técnicos do seminário. Na oportunidade, o presidente da Associação Internacional para Estudos de Segurança e Inteligência e procurador do Ministério Público de Minas Gerais, Denilson Feitoza, proferirá a palestra magna do evento. Em seguida, o conselheiro do TCEMG José Alves Viana coordenará os trabalhos da mesa que irá tratar sobre As entidades de representação e o uso da tecnologia da informação nos Tribunais de Contas do Brasil.

Ainda pela manhã, o conselheiro Cláudio Terrão presidirá a mesa de discussões que irá abordar o Fomento a integração dos Tribunais de Contas centrada no uso da tecnologia da informação. Fechando as apresentações da manhã, o tema Os sistemas de inteligência artificial no domínio da justiça: os dilemas éticos será tratado pela juíza conselheira do Tribunal de Contas da Grécia, Anna Papapanagiotou.

Os trabalhos da tarde serão abertos pela procuradora do Ministério Público de Contas, Sara Meinberg, presidindo a mesa que discute a Inteligência Artificial em órgãos de controle. Logo após, o conselheiro corregedor do TCEMG, Durval Ângelo, será o responsável por coordenar as discussões sobre Controle e Cidadania.

Fechando o seminário, o vice-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Gilberto Diniz, presidirá a mesa que discutirá Semiótica Estrutural e Transcendentalidade com professor Titular de Teoria Geral e Filosofia do Direito da Universidade Federal de Minas gerais (UFMG), Joaquim Carlos Salgado, e com o Vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, membro do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do Tribunal de Contas da União, conselheiro aposentando do TCEMG e homenageado do dia, SEBASTIÃO HELVECIO RAMOS DE CASTRO.

O seminário - uma parceria entre o TCEMG, a Atricon, o IRB e a Abracom - é uma continuidade às homenagens à carreira e à vida do conselheiro aposentado Sebastião Helvecio, especialmente ao livro que será lançado dia 26/04, Controle Externo no Século XXI; Homenagem a Sebastião Helvecio — conselheiro, educador e cidadão do mundo e será transmitido ao vivo pela TV TCE

Inscreva-se para participar 


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação