Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Analista do TCEMG palestra sobre macrotendências do Controle Externo

15/07/2022

A analista de Controle Externo do TCEMG, Heloísa Helena Rocha, ministrou, nesta sexta-feira (15/07), a palestra virtual “Macrotendência do Controle Externo”, em evento organizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e Escola de Contas do TCE do Amapá. Na palestra, que contou com a participação de dezenas de profissionais de tribunais de contas de todo o país, a analista falou sobre os trabalhos que resultaram na III Pesquisa de Macrotendências de Controle Externo, realizada pelo TCEMG em 2020.
 
Heloísa Helena falou sobre o momento em que a pesquisa foi feita, ainda no início da pandemia, mostrando os cenários e as perspectivas da época. “Macrotendência é dinâmica, e necessita sempre ser atualizada”, reforçou. Ela revelou os passos para a criação do estudo, que subsidia o planejamento estratégico da Corte de Contas mineira até 2026, desde o levantamento de material, identificação das ideias centrais e macrotendências, análises de outros planos estratégicos de órgãos de controle até as propostas de diretrizes para a atuação do TCEMG.
 
A analista destacou que o trabalho foi feito sob a premissa dos tribunais de contas fazerem a diferença na vida dos cidadãos. “O controle não é um fim em si mesmo, mas tem por objetivo ser instrumento de garantia dos direitos fundamentais e de defesa permanente do Estado Democrático de Direito, contribuindo para o fortalecimento da transparência, da accountability democrática e para a efetividade das políticas e ações públicas com enfoque em direitos”, refletiu Helena.
 
Nos trabalhos desenvolvidos pelo tribunal, foram identificadas 12 macrotendências de controle externo, tais como: atuar com foco na promoção do desenvolvimento inclusivo e sustentável; contribuir para a melhoria da governança pública democrática e fortalecer a transparência, a accountability, a ética e a integridade públicas. 
 
Ao fim do encontro, a conselheira do TCE-AP, Dulcineia de Araújo, parabenizou a organização do evento e reforçou a importâncias das discussões. “É fundamental essa modernização da atuação dos tribunais de contas, como forma de contribuir para a melhoria das gestões públicas e, assim, serem cada vez mais úteis e importantes à sociedade brasileira nesta busca pela efetividade e excelência da atuação das administrações públicas”.
 
Clique aqui e veja a III Pesquisa de Macrotendências de Controle Externo do TCEMG.
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação