Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Definidas as cidades do Semiárido Mineiro que serão acompanhadas pelo Programa de Aceleração dos Controles Internos Municipais

01/08/2025

Chapada do Norte está na lista de selecionados - Foto: A. Duarte/CC BY-SA 2.0

O Programa de Aceleração dos Controles Internos Municipais do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) divulgou, nesta sexta-feira (1/8), as dez primeiras cidades do Semiárido Mineiro que serão acompanhadas pelo programa durante um ano inteiro. São elas: Jaíba; Ponto Chique; Jenipapo de Minas; Mirabela; Mathias Lobato; Pedras de Maria da Cruz; Jacinto; Pavão; Chapada do Norte; e Januária.

A definição era aguardada por prefeituras que se inscreveram, até 30/7, para fazer parte da ação guiada. O trabalho será realizado com foco em três pontos específicos: transparência, gestão de risco em contratações e acompanhamento de políticas públicas.

Os selecionados terão, durante o período de acompanhamento, apoio estruturado para estimular a atuação de controladorias internas nas gestões municipais. Entre os critérios para escolha das cidades esteve, por exemplo, médios e baixos desempenhos no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

No dia 18/8, o conselheiro-presidente Durval Ângelo irá receber gestores e gestoras dos municípios escolhidos. Os representantes das prefeituras podem entrar em contato pelo e-mail controladoriainterna@tce.mg.gov.br.

Vale ressaltar que, para atendimento a outras cidades que ainda não foram selecionadas, o TCEMG vai realizar, nos dias 11 e 12/9, o seminário "Controles Internos e os Desafios na Gestão". Saiba mais clicando aqui.

Semiárido Mineiro

Conforme o Decreto nº 48.806 de 26/4/2024, o Semiárido Mineiro é formado pelas regiões com municípios inseridos na área de atuação do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). As cidades são caracterizadas por altas temperaturas, períodos longos de estiagem e chuvas escassas e irregulares.

---
Crédito: 
A. Duarte, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons