Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunais de Contas se unem pela sustentabilidade ambiental

23/11/2010

Numa iniciativa inédita, TCs de todo o país e especialistas em gestão e direito ambiental de várias partes do mundo colocaram a sustentabilidade em debate, no I Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, em Manaus. Conselheiros, Auditores e alguns técnicos do TCEMG participaram ativamente do evento, que foi realizado entre os dias 16 a 19/11.

O objetivo foi buscar novos paradigmas e estabelecer uma mudança de rumo na atuação desses órgãos, assumindo posturas modernas e mais atuantes em relação à preservação do meio ambiente, agindo de forma preventiva, e, ao mesmo tempo, fiscalizando a aplicação correta dos recursos públicos.

Durante quatro dias, no coração da maior floresta tropical do mundo, foram debatidos temas como mudanças climáticas; o controle da gestão pública na visão européia; Tribunais de Contas e o controle ambiental; a improbidade administrativa ambiental; o poder judiciário e a crise ambiental.

Diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o senegalês Bakary Kante (foto), encerrou o simpósio dizendo que “ao reafirmar o seu compromisso de trabalhar pela promoção da sustentabilidade os tribunais brasileiros dão exemplo e mostram que, somando esforços, todos podem contribuir para o bem do planeta. Dezenove de novembro de 2010, vocês fizeram história e o mundo vai se lembrar desse dia”.

Ao final do encontro, foi lançada a Carta da Amazônia, documento que expressa pontos consensuais sobre a forma como as Cortes de Contas devem atuar para ajudar na preservação do meio ambiente.

Leia aqui a íntegra da Carta