Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Educação infantil é tema do segundo dia do Sined

17/03/2021

O tema Primeira Infância – Qualidade e Oportunidades foi o eixo principal das discussões presentes no segundo dia do III Simpósio Nacional de Educação (Sined). Os professores Naércio Menezes e Daniel Santos, e a diretora de Relações Institucionais da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Heloísa Oliveira, discutiram o assunto na tarde de hoje, 17/03, sob a mediação do auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Ismar Cruz. 

O professor Naércio abriu o seminário falando sobre a Pandemia e a Primeira Infância: Prioridades no Brasil. Durante sua palestra, o professor destacou o papel desse primeiro momento de vida das crianças e dos efeitos negativos que a pandemia já trouxe, principalmente, nos lares mais pobres. “Todas as crianças deveriam ter as mesmas oportunidades durante a vida e isso não acontece no Brasil, sobretudo na Primeira Infância onde é tão importante o acesso às oportunidades”, frisou o professor Naércio. 
Em seguida, o professor Daniel Santos abordou A falta de equidade na primeira infância e o impacto na progressão das aprendizagens e salientou que as evidências mostram que investir na educação infantil é muito importante. Conforme ele, “frequentar uma escola infantil de qualidade traz um ganho que vai se refletir positivamente na saúde, na melhoria de inserção no mercado de trabalho, na redução do envolvimento com a criminalidade e em várias outras formas de retorno benéficos para a sociedade”. 
A diretora Heloísa OliveiraA diretora de Relações Institucionais da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Heloísa Oliveira finalizou o segundo dia do Sined agradecendo o envolvimento dos tribunais de contas com o tema educação. Segundo ela, “os tribunais possuem uma função de indução das políticas de educação nas pautas do Poder Executivo”. Na ocasião, a diretora também apresentou a publicação 100 dias: Os Primeiros Passos pela Primeira Infância. O guia traz quatro volumes que abordam Educação Infantil, Parentalidade, Saúde e Gestão e Orçamento, para que os gestores municipais planejem os primeiros passos das políticas educacionais voltadas para primeira infância. 
Devido a pandemia do Coronavírus, o III Sined foi realizado de forma on-line pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) , em parceria com a Escola Superior de Contas (ESCON). O objetivo do evento é debater o papel dos tribunais de contas como indutores de Políticas Públicas Educacionais, Alfabetização e Primeira Infância. 



Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação