Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Encontro debate utilização de aplicativo Na Ponta do Lápis nas escolas estaduais

22/09/2021

Foto: Hernando Garcia
O Tribunal de Contas mineiro e a Secretaria de Estado da Educação (SEE) se reuniram, nesta terça-feira (21/09), para debater sobre a utilização da ferramenta Na Ponta do Lápis, do TCEMG, no planejamento das ações que a SEE pretende implementar na infraestrutura das escolas estaduais por toda Minas Gerais. O aplicativo móvel Na Ponta do Lápis foi lançado pelo TCE em 2017, com o objetivo de aproximar a comunidade escolar dos gestores da educação pública, buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino.
 
O encontro, na Sala Ágora, no Tribunal, contou com a presença do conselheiro Claudio Terrão, do chefe de gabinete da presidência, Carlos Alberto Pavan Alvim, da secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, da diretora da Escola de Contas do TCEMG, Naila Mourthé, da chefe de gabinete do conselheiro Claudio Terrão, Rachel Carvalho, e de técnicos do Tribunal e da Secretaria de Educação. A ideia da cooperação entre TCEMG e governo estadual é difundir a utilização do aplicativo na comunidade escolar de todo o estado, além de sensibilizar os gestores a monitorar o sistema e dar o retorno às solicitações.
 
Conheça o aplicativo
 
Com o aplicativo Na Ponta do Lápis, gratuito e disponível nas plataformas Android e IOS, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral podem responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas. São perguntas sobre banheiros, biblioteca, laboratórios, material didático, quadras esportivas, refeitório, sala de informática, sala de aula e segurança.
 
Além disso, o usuário pode fazer reclamações específicas em relação a problemas estruturais na escola, como bebedouro estragado, falta de água nos banheiros, janela da sala quebrada ou problemas na merenda escolar. A ferramenta oferece, ainda, o espaço do gestor, que recebe esses questionamentos e tem a possibilidade solucioná-los, além de auxiliá-lo na implementação de melhorias no ensino e na estrutura escolar.

Clique aqui e acesse a página do Na Ponta do Lápis