Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG recebe gestores de Nova Lima para apresentar Programa Na Ponta do Lápis

29/03/2022

TCEMG e Prefeitura de Nova Lima em encontro sobre educação

O Tribunal de Contas de Minas Gerais recebeu, nesta terça-feira (29/03), secretários e gestores da Prefeitura de Nova Lima para uma reunião de apresentação do programa Na Ponta do Lápis. Os secretários foram recebidos, na Sala Ágora, pela diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, pela chefe de gabinete do conselheiro Claudio Terrão, Rachel Carvalho, e pela assessora da Escola, Fabrícia Oliveira.

O objetivo do encontro foi mostrar o projeto Na Ponta do Lápis e atuar na sensibilização dos gestores do município da Grande BH acerca da relevância de sua adoção na cidade. Rachel Carvalho ressaltou que já há conversas avançadas para a utilização da ferramenta pela Secretaria Estadual de Educação e reforçou a importância de que cada vez mais municípios também a adotem no planejamento das ações que pretendem implementar na infraestrutura das escolas municipais. 
 
 
A diretora da Escola, Naila Mourthé, fez a apresentação do projeto, contou um pouco do histórico de implementação, desenvolvimento e avanços. Ela explicou, ainda, sobre a diferença entre o aplicativo para uso do cidadão e a plataforma de avaliação e respostas dos gestores.
 
Participaram do encontro o secretário municipal de Educação, Pedro Dornas, o controlador-geral do município, Frederico Carvalho de Sá, a secretária de Projetos Estratégicos, Micheline Faustino e a secretária-adjunta de Educação, Aládia Medina. Os gestores de Nova Lima se mostraram interessados no programa e novos encontros ocorrerão nas próximas semanas.
 
Conheça o aplicativo
 
Com o aplicativo Na Ponta do Lápis, gratuito e disponível nas plataformas Android e IOS, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral podem responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas. São perguntas sobre banheiros, biblioteca, laboratórios, material didático, quadras esportivas, refeitório, sala de informática, sala de aula e segurança.
 
Além disso, o usuário pode fazer reclamações específicas em relação a problemas estruturais na escola, como bebedouro estragado, falta de água nos banheiros, janela da sala quebrada ou problemas na merenda escolar. A ferramenta oferece, ainda, o espaço do gestor, que recebe esses questionamentos e tem a possibilidade de solucioná-los, além de auxiliá-lo na implementação de melhorias no ensino e na estrutura escolar.
 
Clique aqui e acesse a página do Na Ponta do Lápis
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação